Conheça o documento com as reivindicações das comunidades que resultou do II Encontro Energia & Comunidades​

Documento foi construído ao longo dos três dias do evento, de 9 a 11 de maio em Belém (PA)

O documento de reivindicações final do II Encontro Energia e Comunidades ecoa a voz dos povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia brasileira. Durante os dias 9 a 11 de maio de 2023, em Belém-Pará, representantes dessas comunidades se reuniram para discutir questões energéticas cruciais e agora apresentam suas demandas ao Estado brasileiro.

Este documento reflete as principais reivindicações dos PIQCTs (povos indígenas, quilombolas e extrativistas) em relação à energia e todos os serviços e projetos a ela relacionados. Das Terras Indígenas às Reservas Extrativistas marinhas e florestais, das Florestas Nacionais aos Projetos de Assentamento Agroextrativistas Estaduais e Federais, as demandas aqui apresentadas exigem a atenção e ação do Estado.

Neste marco histórico, convocamos o Estado brasileiro a ouvir nossa voz coletiva, entender nossas necessidades e tomar medidas concretas para garantir um futuro energético sustentável, inclusivo e equitativo para todas as comunidades envolvidas.

Juntos, podemos transformar essas demandas em ações significativas, promovendo o respeito aos direitos dos povos indígenas, quilombolas e extrativistas, e construindo um caminho de energia justa e responsável para as gerações presentes e futuras.

Acesse a seguir o documento final com as reivindicações das populações:

Comitê - Energia e Comunidades 2021 - Todos os direitos reservados